Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

12 maio 2010

GAP: Vale à pena ou não? - por Má


Uma pergunta que muitas meninas se fazem é se o www.greataupair.com (mais conhecido como GAP) vale à pena ou não. Pra quem não conhece, é um dos maiores sites de "classificados" de nannies e au pairs do mundo. Lá você encontra famílias do mundo inteiro procurando por gente para cuidar de seus filhos--e muita gente mal intencionada esperando que meninas ingênuas caiam na lábia deles também.

Para quem tem paciência, o GAP vale à pena, sim. Mas como na agência, tudo é uma questão de ter um perfil bom e sorte.

Como funciona:
  • Você se cadastra e monta um profile, dizendo que é uma Au Pair e que está procurando uma família. Não precisa fazer a conta paid, pode fazer a gratuita mesmo. Atenção: seu application não cabe aqui. Os itens que o GAP pergunta no seu profile são bem superficiais, em se comparados ao seu application, independente de que agência seja. Então, resuma sua letter e capriche nisso! Ah! Não esqueça de colocar pelo menos 2 fotos, tem families que sequer olham perfis sem foto--mas o contrário pode acontecer, conforme explicarei adiante. Se você é de determinada agência, pode colocar essa informação no seu profile, na sua mensagem. Mas lembre-se: neste site, a maioria das families está procurando por nannies ou APs sem agência, então se você colocar a informação da agência logo de cara, vai reduzir bastante o número de families que podem vir a gostar de você. Se uma family não quer AP por agência ela já dá negativa na hora em que vê isso no profile.
  • Depois de feito o cadastro, vá em "My Account" e você verá um box no lado superior direito onde diz "Current Matches". No box haverá 2 links: o primeiro, com a quantidade de families que foram encontradas, o segundo pra você mudar os critérios dessa busca. Clique no segundo, ele te levará para a parte inferior da página, onde você pode mexer nos critérios desta busca.
  • Feito isso, abra o link das suas "Current Matches" e comece a analisar os perfis, independente de ter foto ou não. Se você gostou, adicione-os na sua Hot List. Ao fazer isso, a family receberá um e-mail, informando que você se interessou pelo profile deles e convidando-os a dar uma olhadinha no seu. Aqui entra a primeira etapa da paciência. Pra vocês terem uma ideia, em novembro do ano passado, quando eu estava procurando family e escrevi esse post, no meu "Current Matches" tinha 364 families. Se eu olhei todas? Provavelmente, sim. Mas existem alguns pontos que você tem de levar em consideração quando está analisando os profiles das families no GAP.
  • Primeiro, claro, olhe sempre de onde é a family. Alaska, por exemplo, é um estado que acho que nenhuma agência atende (Hawaii a APIA atende, mas a CC não, e não faço ideia se a APC cobre). Você só vai perder seu tempo se adicionar families do Alaska, por exemplo. Se você é da CC, na página da CC há a relação de estados e lá dá para ver onde a CC atende e onde não.
  • Outra coisa que sempre olho: preferência por nacionalidade. De que adianta você adicionar uma family que só quer europeia? Ou que só quer AP canadense ou americana?
  • Não tenha medo de adicionar families sem foto. A primeira family do GAP com quem conversei não colocou nenhuma foto lá. Quando começamos a conversar, a host me enviou fotos--disse que não se sentia confortável colocando foto das crianças no site--e me disse que era da CC--não havia essa informação em canto algum do profile dela. Portanto, dêem uma olhada básica no profile da family--localização, quantidade de kids, se eles têm preferência por alguma nacionalidade específica, se eles querem AP que fale inglês ou outra língua, e uma olhada básica nas mensagens que estão lá, tanto no Job Description quanto na Message.
  • Outro ponto que eu sempre vejo logo no começo, quando abro um profile, é quando foi o último login daquela family. Se tem mais de 20 dias, eu não adiciono, essa family provavelmente já encontrou alguém com o perfil que gostaria, só ainda não foi lá cancelar a conta. Nem scammers deixam a conta tanto tempo sem ver--explicarei o que são os scammers mais pra frente, não se preocupem.
  • Se você achar que as families do "Current Matches" estão muito fora daquilo que você busca, há como fazer uma pesquisa bem mais direcionada. Pare o mouse sobre "Find Family" e vá em "Avanced Family Search". Atenção: No Google Chrome as abinhas não abrem, faz meses já que fizeram alguma alteração no GAP e quem usa o Chrome não consegue visualizar os menus flutuantes. Esta é a busca mais "refinada", por assim dizer, que você encontrará no GAP. Ali há a possibilidade de fazer a busca em cima dos dados que você preencheu no seu profile, pois os itens são iguais. Dica: não preencha nada no campo "keywords" e não esqueça de salvar os critérios antes de fazer a busca, ou você terá que preencher novamente quando quiser procurar da próxima vez.
  • No entanto, se você quer procurar por families específicas de uma agência, e que tenham colocado essa informação no profile delas, pare o mouse sobre "Find Family" e vá em "Key word search". Digite o nome da agência--lembrem-se que algumas families podem usar as siglas também, Au Pair in America = APIA, Au Pair Care = APC e Cultural Care = CC ou CCAP--e rode a busca. Claro, usando a keyword você encontrará um número absurdamente pequeno de families--e lembre-se que assim como você os encontrou, outras meninas da sua agência também encontraram/encontrarão esta family.
Depois que você "recheou" sua Hot List, abra seu e-mail. Você verá várias respostas negativas logo de cara. Algumas families já deixam o profile deles "auto configurado" para dar negativa se a AP tiver determinados critérios que eles não querem. Ou seja, você vai adicionar na Hot List e no segundo seguinte já terá uma resposta negativa no seu e-mail.

Minha dica, para você não perder tempo e ficar adicionando 2, 3 vezes a mesma family, sendo que ela já te deu negativa: não delete a family da sua Hot List, mas sim "esconda" os profiles que já te deram negativa. Assim, quando você abrir o profile da family novamente não conseguirá adicioná-los mais uma vez, pois eles já estarão na sua Hot List--e não ficarão "enchendo" sua Hot List. E, claro, entre no site todo santo dia, pra ver os cadastros mais recentes.

Você logo verá que a quantidade de negativas é numa proporção absurda, mas o que não pode é se deixar desanimar. Continue olhando o site todo dia, fazendo novas pesquisas e adicionando novas families. Uma hora, sua host family encantada te acha.

Quando você receber um sinal positivo, chegará um e-mail te informando que a family XPTO tem uma mensagem pra você. Se neste e-mail tiver o endereço de e-mail da family, significa que a family é pagante, sinta-se à vontade para mandar e-mail para eles e comecem a conversar. Se neste e-mail tiver o passo a passo de como se tornar um paid member, sinto muito: nem você nem a family pagam o GAP, portanto, não há como conseguir o e-mail deles, e nem eles têm como conseguir o seu e-mail. Se desanima? Talvez sim, talvez não. Mas pense: se a family não quis desembolsar 60 dólares no site, ela vai querer desembolsar 10, 15 mil dólares para te ter na casa deles? I don't think so.

Nunca confie em e-mails que chegam de families que você não adicionou na sua Hot List e que falam em valores absurdos--sempre desconfie quando uma family está interessada em pagar muito a mais do que o salário de uma AP. Ou são scammers, ou não querem por agência. Os scammers são pessoas que só querem te iludir: num primeiro contato, tudo é lindo. A family é linda, você terá pouco trabalho e ganhará um salário muito além do normal. Num segundo contato, eles te pedem para fazer um depósito numa agência de viagens ou até mesmo numa determinada conta.

Eu sempre denunciava os scammers, mesmo que acabem voltando pro site. Como denunciar: copie o endereço de e-mail e cole em "Locator/Email", no cabeçalho da página, clique em "Go" e abrirá o profile. Selecione "Report violations or problems" e em seguida "Profile relates to a scam". Dentro de algumas horas você provavelmente receberá um e-mail do GAP te agradecendo, dizendo que o profile foi identificado como scam e excluído.

Agora, se querem saber se isso tudo funciona? Eu encontrei minha host family no GAP: eles entrevistaram várias meninas e decidiram entrar na APIA pra fechar comigo. Conheço várias meninas que encontraram suas host families no GAP, a maioria já era cadastrada na mesma agência, algumas poucas famílias decidiram entrar na agência pra fechar com a au pair. Algumas deram sorte, outras não...

Bjocas e boa sorte na busca, para quem ainda está no Brasil!
Má...
Share:
O Blog das 30 Au Pairs

6 comentários:

  1. Eu não gostava muito do GAP, mas agora, por causa do seu post, vou me cadastrar! :P

    ResponderExcluir
  2. segue as palavras da Helaine, as minhas!
    Foi o melhor post emais util do blog, adorei!
    bjosxx

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre fuço no GAP, mas nem sabia de tantos detalhes... Obrigada... Bjokas

    ResponderExcluir
  4. nossa esse post foi mara, muito eslarecedor!

    ResponderExcluir
  5. olá Má, então eu sou muito medrosa, então pergunto até...me diga, se eu encontrar uma host lá, eles podem querer entrar em conto comigo através da agência???

    ResponderExcluir