Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

23 outubro 2012

Aos desesperados, com carinho

Monroe, dia 23, na escuta! Como vão vocês? Desesperada(o) pelo match?

Você pode não ter lido meu primeiro post aqui, onde escrevi assim "No meu sonho auperiano mais cor-de-rosa, terei uma linda família de Long Island no meu perfil no dia em que voltar ao Brasil, 31 de agosto." Pois hoje, dia 23 de outubro e ainda sem match, decidi retomar isso porque 8 em cada 10 au pairs, segundo o Instituto Monroe de Pesquisas Inventadas, estão ou estiveram no mesmo estado de desespero e frustração que eu estive. "E não está mais, Monroe?", me perguntam. Não exatamente, pois desde o dia 29 de setembro fiquei online por mais uma agência, o que deu uma boa guinada na vida. E é sobre isso que vou falar hoje.

Famílias, eu sou legal! Por que não me escolhem???
Para quem não sabe, sou Cultural Care (CC), onde não haveria multa caso eu tivesse o match por outra empresa. Comecemos pelo começo: a escolha da segunda agência. Procurei a Experiemento, que no Brasil representa a Au Pair in America (APIA), e a STB e CI, que representam, ambas, a Au Pair Care (APC). Apesar da prestatividade da Experimento/APIA, a descartei de cara, mesmo sendo a minha primeira escolha. O motivo: valor que deveria ser pago no ato da inscrição. São R$ 796 + U$ 40, não reembolsáveis caso eu tivesse meu match na CC.

Não disposta a perder esse valor, procurei a STB e a CI. As duas têm valores parecidos para inscrição, mas a grande diferença é que na STB há uma multa no contrato de quase U$ 200 caso eu fechasse com a CC. Taxa esta que eles dificilmente te contarão, mas que está no contrato que você assina. Logo, vale frisar que consultar o seu contrato é sempre importante. "Ah, então você fechou com a CI?" Não, gatos e gatas, não fechei porque nas minhas pesquisas cheguei à pequenininha Expert Au Pair, da Flórida, que não possui representantes no Brasil e, mesmo assim, tem o processo menos burocrático ever. Vamos a ele.

Flórida: local do treinamento da Expert Au Pair, que
dá mais tempo livre para as meninas nos primeiros dias de EUA
Primeiro e mais importante para as pobres que nem eu: o preço pra ficar online. Zero. 0. Nenhum. Isso aí, você aumenta suas chances de ter o seu match dos sonhos sem pagar nada. Segundo ponto positivo: o preenchimento do application, infinitamente mais breve do que o da CC, é feito online, bem como a entrega de toda a documentação (exame médico, carteira de motorista, atestado de antecedentes criminais e histórico escolar), que deve ser escaneada e anexada no application ou ainda enviada por email. Agora vem a parte ruim: você corre o sério risco de esperar dias por uma resposta dos agentes. No meu caso, isso não aconteceu, porque todas as minhas mensagens, que não foram poucas, foram respondidas no mesmo dia, inclusive no domingo.

"Pouca burocracia e ausência de dinheiro? Xiii... isso não funciona." Tenho certeza que esse pensamento passou/passará pela sua cabeça assim como passou pela minha. Assim como em qualquer agência, seu tempo de match e interesse das famílias também continuam dependendo do seu application.  Mas, de acordo com a minha experiência, posso dizer: Sim, funciona! A primeira família entrou em contato em menos de duas horas da confirmação de que eu estava online. Tivemos o primeiro skype no dia seguinte. Troca de emails aqui e dali, e dois dias depois o primeiro e inesquecível pedido de match.
Primeiro pedido de match: aquele momento em que
você sente que todos te querem
Aí pintou a dúvida: mas se a agência é pequenininha, isso não pode me trazer mais problemas? Pesquisa daqui, pesquisa dali, conversa com várias au pairs da Expert -- inclusive brasileiras -- e o que posso dizer é: sim, você  estará sujeito a problemas com famílias e falta de assistência pós match. Assim como em qualquer agência, nem mais, nem menos. Ou alguém aqui já ouviu só maravilhas sobre CC, APIA ou APC?

Diferente destas, onde as famílias entram no seu perfil e você fica naquela ansiedade do F5 que todas nós conhecemos tão bem, na Expert os applications é que chegam para as famílias. Logo, você pode ter várias famílias te procurando, ao contrário do que se tem na CC, e, o melhor, eles já mandam email diretamente pra você. Nada de ficar esperando aquela família maravilhosa que pegou seu perfil entrar em contato. Com isso, o segundo contato veio após dois dias online, que, duas semanas depois, também resultou em um pedido de match. E olha que engraçado: com a maré boa na Expert, tinha desencanado da CC, onde eu estava vivendo uma seca de quase duas semanas, mas foi só a esperança lá morrer e, pronto, famílias da primeira agência voltam a me procurar. Boas famílias. Além disso, me apaixonei perdidamente por uma família de uma amiga, que me quer sem a agência e mora na minha sonhada Long Island.

O bom desespero existe: e agora, José?
Deixo com vocês o meu momento de confusão mental, onde o desespero por uma boa família deu lugar ao desespero pela escolha certa. Tantos fatores importantes a pesar...  Com agência, sem agência? Agência pequena, agência grande? Baby ou kids na escola? Carro, ônibus, trem? Aceitar trabalhar no final de semana? E quanto à noite livre? Escolher entre as maravilhosas New York ou DC area? Ou me aventurar no Alabama? As respostas para todas essas perguntas estarão nesse mesmo blog, nesse mesmo dia, nessa mesma hora, mas no mês que vem.

Se você tiver qualquer dúvida, pode perguntar ali embaixo. Mais informações gerais sobre a Expert no site da empresa e um breve comparativo de todas as agências aqui. E não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog no facebook e no twitter.

Uma bitoca e até o próximo dia 23! :)


Share:
Camila Monroe

10 comentários:

  1. lol qnd fui pra me empolgar na possibilidade de me inscrever em outra agencia (o negocio aq tb tah brabo) vejo esse adendo da multa da APC (q eu sabia, mas o desespero me fez esquecer) e volto a estaca zero... ou melhor nao to zero, pq só to a espera do meu DS2019 chegar preu tirar o visto, mas neio zero pq minha primeira tentativa de visto foi negada, a familia desistiu de mim e agora eu tenho como tirar o visto mas nao tenho familia... oh vida de au pair........

    ResponderExcluir
  2. Ai, Tamie, quantos diferentes e numerosos tipos de desespero existem nessa nossa vida de au pair, né? Hahaha... também tô sujeita ao desespero que você tá passando! Que coisa! Mas pensamento positivo que no final vai dar tudo certo... mais cedo, ou mais tarde! :)

    ResponderExcluir
  3. eh, mas eh assim q somamos experiencia nao eh?! #ornotwhatever hehehe mas eu sei q o meu ta guardado e me esperando encontrar o caminho ate ele, assim como o seu e o de todas as outras!! Pq ser au pair eh bom apesar dos pesares neh nao?! rsrssr =D

    ResponderExcluir
  4. oi tudo bem?
    vc sabe dizer, no caso de ser a situação contrária, se vc estiver , no meu caso, na stb e quiser se inscrever no Expert Aupair, terá algum tipo de multa ou coisa do tipo?

    ResponderExcluir
  5. O melhor post de todos! Todas asminhas dúvidas e angustias divididas aqui!! Ai Monroe, qual será o defecho da nossa história heim??!! Vamos achar nossa HF em NY pela Expert ou pela CC?? Ohh my God! Sorte pra gente, estamos precisanso heim!Dedos cruzados ever!bjão e Parabéns pelo Post!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marilia! Como eu disse ali em cima, a STB tem multa de quase U$ 200 CASO você feche com uma família da Expert e cancele o contrato com eles. Você pode pedir mais detalhes dessa multa para a sua agente. Boa sorte! :)

    ResponderExcluir
  7. Awwwnnn... Obrigada, Deise! <3
    Vamos siiiim... nossa família tá lá, em algum lugar. Só esperar que a Sandy deixe tudo inteiro que eles voltam a se preocupar com as pobres au pairs!

    ResponderExcluir
  8. Quer dizer então que você não paga nada pelo intercâmbio? Nenhuma taxa de inscrição, somente as taxas consulares mesmo? E por qual agência você se decidiu afinal? Estou super interessada!

    ResponderExcluir
  9. Estou na mesma hahaaha. SOu da STB, ja estou online e nao passa nem mosca no meu perfil. Estou pensando ir pela Expert, afinal ja to pobre pra paga outra coisa.

    ResponderExcluir
  10. olá Camila!
    Estou na busca de informações/experiências com a essa agencia e achei mto bom seu post.li também os outros que você escreveu, pra tentar juntar o máximo de informações possíveis.
    Gostei muito da sua forma de escrever.
    Boa sorte,
    Ana

    ResponderExcluir